Em Portugal, o conceito não é ainda muito conhecido, mas, no estrangeiro, são muitos os jovens que fazem uma pausa nos estudos e viajam durante um ano, aproveitando para descobrir novas experiências fora do seu país de origem. Para implementar o chamado “Gap Year” em Portugal, várias entidades estão a promover um concurso que oferece um prémio de cinco mil euros para viajar pelo mundo.
A ideia do “ano sabático” está a ser promovida pela Associação Gap Year Portugal, em parceria com a Fundação Lapa do Lobo e a TAP. Podem concorrer a esta oportunidade jovens com menos de 25 anos que tenham concluído ou estejam a concluir o ensino secundário ou superior. As candidaturas podem ser pessoais ou a pares: no primeiro caso, o vencedor irá receber a bolsa de cinco mil euros e uma viagem de ida e de volta a Portugal pela TAP; no segundo caso, os vencedores terão direito a um bolsa de 6500 euros e duas viagens.
Como te podes candidatar? Deves apresentar um vídeo, com a duração máxima de um minuto, onde explicas porque te estás a candidatar. Do mesmo modo, deves ainda apresentar um projeto que respeite a duração mínima de seis meses e máxima de 10 meses (em nenhum dos casos, o Gap Year poderá ir para além de 31 de julho de 2016).
As candidaturas devem ser realizadas até 15 de junho através do preenchimento do formulário online, disponível em baixo.