A Sugal, “dona” da marca Guloso, vai investir oito milhões de euros nas suas fábricas em Portugal e contratar 40 funcionários para a apanha sazonal do tomate. A empresa tem ainda mais 12 milhões para aplicar nas suas unidades fabris no Chile e em Espanha. O objetivo é aumentar a produção do concentrado de tomate, de 230 mil para 300 mil toneladas, já este ano.
Os oito milhões de euros destinados às fábricas de Benavente e da Azambuja serão aplicados, em parte, na contratação de 40 pessoas para reforçar o trabalho da apanha de tomate que decorre agora no verão. O resto do dinheiro será utilizado para comprar linhas de produtos de maior valor acrescentado, que necessitam de mais tecnologia, como o tomate em cubos.
Já em Espanha, a Sugal vai investir outros oito milhões de euros. A verba será aplicada na expansão e modernização da fábrica Tomates del Sur, assim como no reforço da produção de concentrado de tomate. Por sua vez, nas duas unidades fabris que a empresa portuguesa tem no Chile serão investidos quatro milhões de euros para a modernização de espaços e adaptação aos critérios de produção da empresa portuguesa.
No total, aquela que é considerada a maior produtora portuguesa de concentrado de tomate – e a segunda maior a nível mundial – vai investir, só em 2014, 20 milhões de euros nas suas cinco fábricas. Para o ano, os responsáveis da Sugal admitem voltar a investir em Portugal e criar novos postos de trabalho nas suas fábricas.
29/07/2014