Turismo e restauração criaram 25 mil postos de trabalho em 2013

Os números foram divulgados esta segunda-feira pelo próprio ministro da Economia. Segundo António Pires de Lima, 25 mil postos de trabalho foram criados em 2013 só nas áreas do turismo e restauração.

O ministro referiu que os resultados que estes sectores têm vindo a alcançar “são mais um motivo de esperança e confiança para a sustentabilidade da nossa autonomia económica e financeira”, acrescentando ainda que os números ressalvam “a resiliência das empresas portuguesas e o mérito dos empresários, e um contributo expressivo para a quebra do desemprego, que ainda se mantém, a níveis preocupantes”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), durante o ano passado, as unidades hoteleiras em Portugal acolheram 14,4 milhões de hóspedes, ou seja, mais 4,2 por cento que em 2012, num total de 41,7 milhões de dormidas (5,2 por cento mais que no ano anterior). A subida sustentou-se nos mercados externos.

Já este ano, os resultados continuam muito positivos: até março, destacou António Pires de Lima, houve um aumento nas dormidas (quatro por cento), nos hóspedes (seis por cento) e nos proveitos (5,9 por cento), números superiores ao mesmo período de 2013.

 

03/06/2014