O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) abriu recentemente um concurso para recrutamento de secretários e/ou escriturários para as instituições da União Europeia. Há quase 500 vagas em aberto.
Os profissionais irão ser divididos em três áreas: apoio administrativo, apoio financeiro e apoio a nível de secretariado. Entre as responsabilidades diárias, os candidatos selecionados terão que realizar um conjunto de tarefas de secretariado e de gestão administrativa, assim como outras funções que requerem alguma autonomia. Conhecimentos informáticos ao nível de processamento de texto, de folhas de cálculo e de bases de dados são fundamentais.
Em cada uma das três áreas, as vagas estão divididas de acordo com a formação e experiência profissional exigida, existindo um nível de entrada (AST-SC1) e um nível sénior (AST-SC2). No domínio do apoio administrativo, há 104 ofertas para o nível mais baixo e 35 para o superior; no apoio financeiro, há 80 para o primeiro e 30 para o segundo; quanto ao apoio de secretariado, entrarão 147 candidatos para o nível de entrada e 99 para o seguinte.
Além da formação e experiência profissional, a União Europeia exige que os candidatos tenham cidadania europeia, que domine uma das línguas oficiais da UE e que tenha conhecimentos de inglês, francês ou alemão. Quanto ao local das vagas, os profissionais irão para Bruxelas ou para o Luxemburgo (maioritariamente para as posições que exigem um nível sénior).
Para um horário semanal de 40 horas, a remuneração mensal varia entre os 2345 euros (AST-SC1) e os 2645 euros (AST-SC2). As candidaturas podem ser efetuadas até ao próximo dia 10 de fevereiro. Vê como em baixo.
14/01/2015