A Indonésia é, muitas vezes, associada ao lado turístico, sendo um país visitado anualmente por milhões de turistas, mas há um outro lado – o mais negativo – da moeda. Num arquipélago com mais de 17 mil ilhas e 240 milhões de habitantes, os índices de pobreza e exclusão social são elevadíssimos.
As organizações não governamentais (ONG´s) que realizam voluntariado na Indonésia concentram o seu trabalho nas crianças (nomeadamente em projetos relacionados com a educação), nos idosos e pessoas em risco de exclusão, nas mulheres e famílias mais desprotegidas e na proteção da natureza.
Quanto ao perfil dos voluntários, pode falar em diversos grupos. Há muitos projetos de voluntariado para professores, principalmente, de inglês; para profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros; e assistentes sociais. A maioria das ONG´s que operam no arquipélago oferecem aos voluntários alojamento, viagens internas e alimentação, havendo programas que podem durar tanto umas semanas como um ano.
Há muitas organizações que se dedicam ao voluntariado no país: Taranna Solidario é uma delas, tendo já 20 anos de experiência no terreno. O Serviço Voluntário Europeu tem programas de voluntariado para jovens em Bali, ilha onde opera também a Volunteer HQ.
A Ecoteer desenvolve trabalhos de conservação do meio ambiente em Java, enquanto a Volunteering Solutions trabalha com crianças dos orfanatos de Bali. A GAP Force é outra das ONG’s que opera na Indonésia e a WLS International trabalha no ensino do inglês com as crianças de Bali.
A Volunteers for Peace também está presente no país, assim como a Volunteering Programas Bali. A International Humanity Foundation trabalha com crianças doentes em várias ilhas indonésias e a Altruis Indonesia dedica-se aos estudantes universitários.
A ONG Volunteers in Asia opera em Jacarta e a Cultural Embrace trabalha a vertente cultural do país. Outra das organizações não governamentais presentes no país é a Kaya Volunteers.
A Travel Works dedica-se ao ensino do inglês e o See Abroad Programm preocupa-se com a defesa das tartarugas em Bali. É também em Bali que a I to I Volunteering trabalha com crianças. A Anand Ashram centra-se nas doenças e no ensino do inglês, enquanto os animais são a causa da International Animal Rescue.
A Operation Wallacea dedica-se à conservação da natureza e a Frontier faz da educação o seu campo de batalha. A Nataté dedica-se à área social, enquanto a Friends for Asia tem um âmbito mais global.
Os Voluntários das Nações Unidas também estão presentes na Indonésia, assim como a Helpx.
Como vês, basta pesquisar e encontrar o trabalho voluntário à tua medida.
08/07/2014